Caminhão do Rastreamento do Câncer de mama inicia atendimento em Caraíbas

O mutirão de rastreamento do câncer de mama chegou nesta segunda-feira, 26, em Caraíbas.
O centro móvel de atendimento está  localizado na praça da matriz, em frente ao Espaço de Eventos e conta com dois mamógrafos digitais para a realização de exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos. A prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Saúde, fez uma campanha para que todas as mulheres dentro da faixa etária sejam atendidas.

Enquanto aguardam pelo atendimento, as presentes assitem a palestras educativas. Neste primeiro dia, o pscológo do Nasf, Carlos Alberto Vieira, orientou sobre como aliviar o estresse, a ansiedade e as causas das doenças psicológicas.

Dona Idalina Rosa, de 59 anos, moradora da Fazenda Extrema, chegou cedo e foi umas das primeiras a serem atendidas. “Estou tranquila, é a terceira vez que faço e sei que não dói, é apenas um incômodo leve. É muito importante este tipo de exame aqui em Caraíbas, pois é uma doença perigosa e temos que descobrir se temos ou não. Toda vez que tiver eu venho fazer", revelou a dona de casa que agora irá aguardar cerca de 30 dias até o resultado.

Os exames serão feitos até a próxima sexta-feira, dia 02 de março. Para realizá-los é necessário levar a cópia do cartão do SUS e RG.

Para que todas as mulheres do grupo de alcance possam ser atendidas, a prefeitura está disponibilizando transporte gratuito em todas as regiões. Fique atento aos horários:

TERÇA-FEIRA
Região do PACS : São Domingos, Lagoa Escura, Lambedouro, José Marques, Alto da Boa Vista. Ônibus - motorista Ricardo. Saída às 05:00 da manhã do São Domingos.

Micro área 5 (Jiboia) Agente de Saúde Telma . Saída da Entrada de Caraíbas às 06:00 da manhã. Ônibus - motorista Rui.

QUARTA-FEIRA
Vila Mariana e redondezas.
Ônibus de Orlando
Saída PSF às 05:30