SESAB faz capacitação de profissionais da saúde para mutirão de rastreamento de câncer de mama



Na manhã desta sexta feira, 16, reuniram-se no auditório do CEC, enfermeiros, agentes de saúde e demais atuantes na área.
O motivo foi a capacitação realizada pela SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) com o mutirão de rastreamento do câncer de mama que acontecerá em Caraíbas, do dia 26 de Fevereiro ao dia 02 de Março. 
Uma carreta com dois Mamógrafos digitais estará a disposição na praça da Sede para realização da mamografia em mulheres de 50 à 69 anos de idade.
Janigláucia, Coordenadora do projeto, e Maristela Lessa, Técnica, vieram de Salvador para passar orientações aos profissionais de como deverá ser feito o evento e de como agir em casos específicos. A meta a ser alcançada são de 706 mulheres atendidas no município, durante os 5 dias em que a carreta estará  em Caraíbas.



Para a Coordenadora de Saúde de Caraíbas, Lívia Malta, “Essas informações são muito importantes e acrescentam ainda mais no trabalho dos nossos profissionais. Assumimos a responsabilidade e tenho certeza de que será um grande evento em prol da saúde de nossas mulheres, um ótimo jeito de se começar o ano", afirmou.


A Coordenadora da SESAB, reforçou a importância da parceria entre estado e município que possibilitou a vinda do projeto. “ Estamos aqui hoje, por que o prefeito de vocês disse sim e assinou o termo de adesão ao programa.” Revelou Janigláucia.

Os agentes de saúde estarão nas casas recolhendo os nomes das mulheres para realização do exame. Toda mulher residente no município, de 50 a 69 anos de idade deverá fazer. O câncer quando diagnosticado no início tem até 98% de chances de cura.

Envie um comentário