Oferta de água potável na zona rural é ampliada com abertura de poços artesianos

Caraíbas está localizada em uma região de semiárido. Por aqui, os problemas com a seca e, consequentemente, com a falta d’água, historicamente, sempre foram um dos maiores desafios enfrentados pela população e pela gestão pública. Todos os anos são longos meses sem chuva, e a única forma de abastecimento é através dos caminhões pipa, uma alternativa que infelizmente não consegue atender prontamente toda a demanda do município.

Para reduzir esta necessidade e levar água potável a um número cada vez maior de pessoas e regiões é que o governo municipal vem buscando recursos e novas alternativas de abastecimento. Nos últimos meses foram perfurados 9 poços artesianos na zona rural do município. Em algumas localidades, como em Lagoa das Flores, por exemplo, os poços chegam a fornecer cerca de 24 mil litros de água por hora. Dezenas de famílias estão sendo beneficiadas com esta iniciativa que tem o apoio dos deputados Marquinho Viana e Roberto Brito.

“E a luta por mais benefícios hídricos vai continuar porque água é vida e sempre bem vinda, ainda mais este ano em que a “Operação Pipa” do Exército brasileiro sofreu uma redução drástica em todos os municípios. Nós estamos mantendo, com muita dificuldade, uma operação pipa municipal, e ainda é pouco para levar água a quem precisa”, afirmou o prefeito Jones Coelho.