Secretaria de Ação Social adere a campanha internacional e conscientiza a população sobre a prevenção do suicídio



O "Setembro Amarelo" é uma campanha internacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Desde 2015, o IASP (Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio) estimula a divulgação da causa.

Estudos apontam que no Brasil a taxa de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos subiu cerca de 10% desde 2002.  Uma estatística preocupante que precisa ser discutida. 
A campanha vem sendo amplamente divulgada em todo o país. Inclusive, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional, em Brasília, já ganharam iluminação especial na cor amarela, símbolo da campanha.

E como Caraíbas não poderia ficar de fora de um projeto tão importante, a Secretaria de Ação Social está levando para a sede e às regiões de Jibóia, Tabua e Vila Mariana palestras com o tema "Setembro Amarelo: Falar é a melhor Solução". As intervenções são realizadas por uma assistente social (Priscyla), orientador social (Warley) e uma psicóloga (Jaqueline), que  conversam com os jovens sobre seus anseios, preocupações, medos, convívio social e familiar .

A psicóloga Jaqueline enfatiza a importância da campanha: 
"Temos que falar sobre o assunto. O suicídio é uma triste realidade não só do país, mas do mundo. São cerca de 800 mil pessoas mortas por ano, 12 mil só no Brasil, o que  nos dá uma média de 32 mortes/dia. O tema é tido como um tabu, e essa campanha é justamente para que quebremos esse tabu e possamos falar sobre formas de prevenção, ajudando principalmente jovens que sofrem com doenças como a depressão e ansiedade. Estamos salvando vidas."


A campanha termina, mas a conscientização continua. Vamos falar sobre o assunto, falar é a melhor Solução!
Dê uma chance a vida. Diga não ao suicídio.

Envie um comentário