Governo municipal adere ao “Garantia Safra”. Mais de 500 mil devem ser injetados na economia local

A Secretaria de Agricultura, através da prefeitura municipal, age mais uma vez em benefício dos pequenos agricultores e traz para Caraíbas o “Garantia Safra”, um programa que envolve investimentos de recurso e participação direta dos governos Federal, Estadual e Municipal. O termo de adesão foi assinado recentemente pelo prefeito Jones Coelho, o secretário, Doura Santos e o coordenador de Agricultura, Paulo Fernandes. “Vou me dedicar ao máximo, não vou medir esforços para desenvolver um grande trabalho nesta secretaria tão importante. Vamos trabalhar ao lado do prefeito Jones. Esta é uma ação vitoriosa”, afirmou o secretário.

O Garantia Safra é um programa da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) que consiste em fornecer um recurso, em dinheiro, aos pequenos agricultores que enfrentam dificuldades em função da estiagem. O benefício é concedido a produtores cadastrados no programa, que recebam até um salário e meio por mês, e que tenham perdido pelo menos 50% da produção agrícola devido à seca.

Em Caraíbas, depois de dois anos sem incentivo da prefeitura, cerca de 700 produtores rurais devem voltar a ser beneficiados pelo programa e receberão um seguro de R$850 que será pago em cinco parcelas de R$170.

Mas para que o programa seja executado plenamente é necessário que todas as partes envolvidas (Estado, município e agricultores) contribuam com o fundo. De acordo com as exigências, cada agricultor deve contribuir com um valor simbólico de aproximadamente 8 reais por ano. Já o investimento do município é de cerca de 19 mil, que somados à contrapartida dos governos Federal e Estadual pode chegar a quase 600 mil reais por ano, valor que será injetado na economia local.

“A contrapartida da prefeitura já está garantida. O programa é uma forma de tentar garantir que o alimento que os agricultores deixarem de colher também não falte à mesa. Este recurso também será um grande incentivo para o comércio”, assegurou o prefeito Jones Coelho.