SETOR DE ENDEMIAS REALIZA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ITINERANTE



A campanha de vacinação antirrábica itinerante em cães e gatos está percorrendo a zona rural do nosso município.
Serão 3 semanas de campanha. Até o momento, cerca de 565 animais foram protegidos contra a raiva, uma doença transmitida por animais e letal ao ser humano. O vírus é transmitido do animal para o homem, principalmente por meio da mordida. Cães e gatos são os principais transmissores da doença. A vacina é a única forma de prevenção.

Nesta quinta-feira, 26, foi a vez dos bichinhos da sede receberem a dose de proteção. Além da vacinação, foi disponibilizado também o teste rápido de leishmaniose (calazar). Com o exame, em apenas 15 minutos o dono fica sabendo se há alguma alteração no sangue do animal, caso haja, a amostra é encaminhada até o laboratório em Salvador para exames mais aprofundados e conclusivos.

Segundo Deorlan, Supervisor do setor de Endemias, “é preciso ficar atento também contra a leishmaniose, que é outra doença transmitida de cães para os seres humanos, podendo levar à morte". Para ampliar a cobertura, a vacinação foi realizada também nas Casinhas Populares, facilitando o acesso dos moradores que residem nas redondezas

Envie um comentário